Você já se perguntou como surgiram as almondegas? Quem teve a ideia de misturar carne moída, ovos, farinha de rosca e temperos e moldar em bolinhas? E como elas se espalharam pelo mundo, ganhando diferentes nomes, sabores e acompanhamentos?
Neste artigo, vamos contar a origem, o modo de preparo e as curiosidades sobre as almondegas, um prato que agrada a todos os paladares e ocasiões. Você vai aprender a fazer a receita tradicional e também conhecer outras três opções deliciosas com a mesma base. Vamos lá?
Como surgiu essa receita?
As almondegas são um prato muito antigo, que remonta à época dos impérios persa e romano. Segundo alguns historiadores, a primeira receita escrita de almondegas data do século IV, no livro de culinária romano chamado “Apicius”. Nessa obra, há uma receita de “isicia omentata”, que consistia em carne de porco moída, pão, vinho, pimenta, pinhões e gordura de porco, enrolados em uma membrana de intestino de porco e cozidos em caldo.
Outra teoria é que as almondegas foram criadas pelos persas, que as chamavam de “kufteh” (que significa “picado” em farsi). Eles misturavam carne de carneiro ou boi moída com arroz, ervas, frutas secas e especiarias, e fritavam ou assavam as bolinhas. Essa receita teria se difundido pela Ásia, África e Europa, através das rotas comerciais e das invasões árabes.
De qualquer forma, as almondegas se tornaram um prato popular em vários países, com adaptações locais de ingredientes e modos de preparo. Na Itália, elas são chamadas de “polpette” e são servidas com molho de tomate e macarrão. Na Suécia, elas são conhecidas como “köttbullar” e são acompanhadas de molho de creme de leite, geléia de lingonberry e purê de batatas. Na Turquia, elas são chamadas de “köfte” e são feitas com carne de cordeiro e temperos como cominho, hortelã e pimenta. Na China, elas são chamadas de “wanzi” e são feitas com carne de porco e vegetais, cozidas em sopa ou vapor.
Como fazer Almondegas?
A receita de almondegas é muito simples e fácil de fazer. Você só precisa de alguns ingredientes básicos, que podem variar de acordo com o seu gosto e disponibilidade. Aqui, vamos ensinar a fazer a versão clássica, que leva carne bovina, mas você pode usar carne de porco, frango, peru ou até mesmo vegetariana. Veja os ingredientes e o modo de preparo a seguir: