terça-feira, dezembro 3
Shadow
Continua após a publicidade..

Sopa de mandioca e carne

Continua após a publicidade..
  • 1 kg de mandioca descascada e cortada em pedaços
  • 500 g de carne de sua preferência (pode ser músculo, acém, costela, etc.)
  • 2 litros de água
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Cheiro-verde picado a gosto

O modo de preparo é simples:

  1. Em uma panela de pressão, coloque a mandioca, a carne e a água. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 40 minutos, ou até que a mandioca e a carne estejam macias.
  2. Desligue o fogo e espere a pressão sair. Abra a panela e retire a carne. Desfie a carne com um garfo e reserve.
  3. Bata a mandioca com o caldo no liquidificador, até obter um creme homogêneo. Se preferir, deixe alguns pedaços de mandioca inteiros para dar mais textura à sopa.
  4. Em outra panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até dourarem. Junte o creme de mandioca e a carne desfiada. Misture bem e acerte o sal e a pimenta, se necessário.
  5. Deixe a sopa ferver por alguns minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e salpique o cheiro-verde por cima. Sirva a sopa quente, acompanhada de pão ou torradas.

Dúvidas comuns sobre a sopa de mandioca e carne

A sopa de mandioca e carne é uma receita simples, mas que pode gerar algumas dúvidas. Aqui estão as respostas para as perguntas mais frequentes sobre ela:

Continua após a publicidade..
  • Posso usar outro tipo de carne? Sim, você pode usar a carne que mais gostar, como frango, carne seca, linguiça, etc. O importante é que a carne esteja cozida e desfiada, para se misturar bem ao creme de mandioca.
  • Posso congelar a sopa? Sim, você pode congelar a sopa em potes ou sacos plásticos, por até 3 meses. Para descongelar, basta levar ao fogo baixo, mexendo até aquecer bem. Se necessário, acrescente um pouco de água para ajustar a consistência.
  • Posso substituir a mandioca por outro tubérculo? Sim, você pode usar batata, batata-doce, inhame, cará, etc. O processo é o mesmo, só muda o tempo de cozimento, que pode variar de acordo com o tipo de tubérculo.
  • Posso acrescentar outros ingredientes à sopa? Sim, você pode incrementar a sua sopa com outros ingredientes, como milho, ervilha, cenoura, couve, etc. Basta adicioná-los na hora de refogar a cebola e o alho, ou depois de bater a mandioca no liquidificador.

Mais 3 receitas com mandioca

Se você gostou da sopa de mandioca e carne, vai adorar essas outras três receitas com mandioca que separamos para você:

  • Bolo de mandioca: um bolo fofinho e úmido, feito com mandioca ralada, coco, leite condensado e ovos. É uma ótima opção para o café da manhã ou da tarde, e pode ser servido puro ou com uma calda de caramelo.
  • Escondidinho de mandioca: um prato gratinado, feito com um purê de mandioca cobrindo um recheio de carne seca, queijo e requeijão. É uma receita fácil e deliciosa, que pode ser servida como prato único ou acompanhada de uma salada verde.
  • Coxinha de mandioca: uma versão diferente da tradicional coxinha de frango, feita com uma massa de mandioca cozida e amassada, que envolve um recheio de frango temperado. É uma receita ideal para servir como petisco ou lanche, e pode ser frita ou assada.

Conclusão

A sopa de mandioca e carne é uma receita que faz parte da cultura e da história do Brasil. Ela é uma sopa nutritiva, saborosa e reconfortante, que pode ser preparada de forma simples e rápida.

Neste artigo, você aprendeu como fazer sopa de mandioca e carne, como ela surgiu, quais são as dúvidas mais comuns sobre ela e outras três receitas com mandioca que vão te surpreender.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se inspire para fazer essas receitas em casa. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoramos ouvir você!

Continua após a publicidade..

Obrigado por ler e até a próxima!

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *