quinta-feira, novembro 21
Shadow
Continua após a publicidade..

Sobremesas sem glúten e sem lactose para pessoas com restrições alimentares

Continua após a publicidade..

Você sabia que cerca de 2% da população brasileira tem doença celíaca, uma condição que impede o consumo de glúten, uma proteína presente em cereais como trigo, cevada e centeio¹? E que cerca de 70% dos brasileiros têm algum grau de intolerância à lactose, o açúcar do leite²?

Essas pessoas precisam evitar alimentos que contenham esses ingredientes, o que pode ser um desafio na hora de escolher uma sobremesa. Afinal, muitos doces são feitos com farinha de trigo, leite, manteiga, creme de leite e outros derivados.

Continua após a publicidade..

Mas isso não significa que elas não possam se deliciar com receitas saborosas e saudáveis, que respeitem as suas restrições alimentares. Neste artigo, vamos mostrar algumas sobremesas sem glúten e sem lactose para você experimentar e se surpreender. Acompanhe!

Dicas para fazer sobremesas sem glúten e sem lactose

Antes de apresentar as receitas, vamos dar algumas dicas para você fazer sobremesas sem glúten e sem lactose com sucesso:

  • Substitua a farinha de trigo por outras farinhas sem glúten, como farinha de arroz, farinha de amêndoas, farinha de coco, farinha de aveia (certifique-se que seja livre de contaminação), polvilho doce ou azedo, fécula de batata ou amido de milho.
  • Substitua o leite e os derivados por bebidas vegetais, como leite de coco, leite de amêndoas, leite de soja ou leite de arroz. Você também pode usar óleo de coco, creme vegetal ou margarina sem lactose no lugar da manteiga ou do creme de leite.
  • Substitua o açúcar refinado por adoçantes naturais, como mel, açúcar mascavo, açúcar demerara, açúcar de coco ou xilitol. Esses adoçantes são mais saudáveis e têm menor índice glicêmico, ou seja, não elevam tanto a glicose no sangue.
  • Use frutas frescas ou secas para dar sabor e cor às suas sobremesas. As frutas são fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, que fazem bem para a saúde e ajudam na digestão.
  • Use chocolate amargo ou meio amargo com pelo menos 70% de cacau para fazer receitas com chocolate. O chocolate amargo é rico em flavonoides, que são substâncias anti-inflamatórias e protetoras do coração. Além disso, ele tem menos açúcar e gordura do que o chocolate ao leite ou branco.

Receitas de sobremesas sem glúten e sem lactose

Agora que você já sabe algumas dicas para fazer sobremesas sem glúten e sem lactose, vamos às receitas. Todas elas são fáceis, rápidas e deliciosas. Confira!

Mousse de maracujá vegano

Continua após a publicidade..

O maracujá é uma fruta tropical que tem um sabor azedo e refrescante. Ele também é rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e em fibras, que melhoram o trânsito intestinal. Essa receita de mousse de maracujá é vegana, ou seja, não leva nenhum ingrediente de origem animal. Ela é feita com tofu, que é um queijo vegetal feito com soja, e leite condensado vegano, que é feito com leite de coco e açúcar demerara.

Continua após a publicidade..

Ingredientes:

  • 300 g de tofu firme
  • 1 xícara (chá) de suco concentrado de maracujá
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara
  • 1/4 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de agar-agar (um gelificante natural extraído de algas)

Para o leite condensado vegano:

  • 1 xícara (chá) de leite de coco
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara

Modo de preparo:

  • Para fazer o leite condensado vegano, coloque o leite de coco e o açúcar demerara em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar e ficar com uma cor dourada. Reserve e deixe esfriar.
  • Para fazer o mousse, bata no liquidificador o tofu, o suco de maracujá e o leite condensado vegano até ficar cremoso. Reserve.
  • Em uma panela, misture o açúcar demerara, a água e o agar-agar e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até dissolver e ferver. Desligue o fogo e junte à mistura do liquidificador, batendo bem para incorporar.
  • Despeje o mousse em uma travessa ou em taças individuais e leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até firmar.
  • Sirva gelado, decorado com sementes de maracujá se desejar.

Brownie de chocolate sem glúten e sem lactose

O brownie de chocolate é uma sobremesa de origem americana, que consiste em um bolo de chocolate denso e úmido, com uma casquinha crocante por cima. O brownie de chocolate pode ser servido quente ou frio, com sorvete, calda ou frutas. Essa receita de brownie de chocolate é sem glúten e sem lactose, pois usa farinha de arroz e óleo de coco no lugar da farinha de trigo e da manteiga.

Ingredientes:

  • 200 g de chocolate amargo picado
  • 1/2 xícara (chá) de óleo de coco
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar demerara
  • 1/4 xícara (chá) de cacau em pó
  • 1/4 xícara (chá) de farinha de arroz
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara (chá) de nozes picadas (opcional)

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela, coloque o chocolate amargo e o óleo de coco e leve ao micro-ondas por cerca de 30 segundos ou até derreter. Mexa bem até ficar homogêneo e reserve.
  2. Em outra tigela, bata os ovos com um fouet ou uma batedeira até ficarem claros e fofos. Adicione o açúcar demerara e bata mais um pouco até dissolver.
  3. Junte o cacau em pó, a farinha de arroz, o fermento em pó e o sal e misture bem com uma espátula ou uma colher.
  4. Acrescente o chocolate derretido e as nozes picadas se quiser e misture delicadamente até incorporar.
  5. Despeje a massa em uma forma quadrada untada e enfarinhada com farinha de arroz e alise a superfície com uma espátula.
  6. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 25 minutos ou até fazer o teste do palito e sair com algumas migalhas úmidas.
  7. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de cortar em quadrados e servir.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer sobremesas sem glúten e sem lactose para pessoas com restrições alimentares. Você viu como fazer mousse de maracujá vegano, brownie de chocolate sem glúten e sem lactose, entre outras receitas deliciosas e saudáveis. Todas essas sobremesas são feitas com ingredientes naturais, que não prejudicam a sua saúde ou a sua dieta.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se anime a fazer essas receitas em casa. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e deixe sua opinião sincera nos comentários. E se você tiver alguma sugestão ou crítica, também fique à vontade para nos dizer. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *