segunda-feira, setembro 16
Shadow
Continua após a publicidade..

Salgadão de carne

Continua após a publicidade..

Você está procurando uma receita de salgado fácil, rápido e delicioso? Então você precisa conhecer o salgadão de carne, uma massa fofa e recheada com carne moída, queijo e presunto, que pode ser assada ou frita. O salgadão de carne é ideal para servir em festas, lanches ou refeições, e faz sucesso com crianças e adultos. Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita, qual é a sua origem e quais são os melhores acompanhamentos para ela. Ficou com água na boca? Então continue lendo!

O que é um salgadão de carne?

Um salgadão de carne é um tipo de salgado feito com uma massa à base de farinha de trigo, leite, ovos, manteiga e fermento, que é recheada com carne moída refogada, queijo muçarela e presunto picados. A massa é modelada em formato de bola ou disco, e pode ser assada em forno médio por cerca de 20 minutos ou frita em óleo quente por cerca de 10 minutos. O resultado é um salgado macio por dentro e crocante por fora, que pode ser consumido quente ou frio.

Continua após a publicidade..

O salgadão de carne é uma receita versátil, que pode ser feita com outros tipos de recheio, como frango, calabresa, legumes, etc. Ele também é prático, pois pode ser congelado antes ou depois de assado ou frito, e aquecido na hora de servir.

Como fazer um salgadão de carne?

Para fazer um salgadão de carne, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Para a massa:
    • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
    • 1 xícara (chá) de leite
    • 2 ovos
    • 2 colheres (sopa) de manteiga
    • 1 colher (sopa) de fermento em pó
    • Sal a gosto
  • Para o recheio:
    • 300 g de carne moída
    • 1 cebola picada
    • 2 dentes de alho picados
    • 2 colheres (sopa) de óleo
    • Sal e pimenta-do-reino a gosto
    • Salsinha picada a gosto
    • 200 g de queijo muçarela picado
    • 200 g de presunto picado
  • Para a montagem:
    • Farinha de trigo para polvilhar
    • Óleo para fritar (opcional)

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o leite, os ovos, a manteiga, o fermento e o sal até formar uma massa homogênea e macia. Se necessário, acrescente mais farinha ou leite para ajustar a consistência. Cubra com um pano e deixe descansar por cerca de 30 minutos.
  2. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
  3. Acrescente a carne moída e tempere com sal e pimenta-do-reino. Mexa bem para soltar a carne e cozinhe até dourar.
  4. Desligue o fogo e misture a salsinha picada. Reserve.
  5. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até ficar com cerca de meio centímetro de espessura.
  6. Corte círculos da massa com um cortador ou uma xícara.
  7. Coloque uma porção do recheio de carne no centro de cada círculo.
  8. Coloque um pedaço de queijo e um pedaço de presunto por cima do recheio.
  9. Feche a massa sobre o recheio, formando uma bola ou um disco. Aperte bem as bordas para selar.
  10. Repita o processo até acabar a massa e o recheio.
  11. Escolha se você quer assar ou fritar os salgadões:
    • Para assar: Coloque os salgadões em uma assadeira untada com manteiga e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até dourar.
    • Para fritar: Aqueça o óleo em uma panela e frite os salgadões em imersão por cerca de 10 minutos ou até dourar. Escorra em papel toalha.
  12. Sirva os salgadões quentes ou frios, acompanhados de molho de tomate, mostarda, ketchup ou maionese.

Qual é a origem do salgadão de carne?

Continua após a publicidade..

A origem do salgadão de carne é desconhecida, mas existem algumas teorias sobre como ele surgiu. Uma delas é que ele foi criado por um padeiro que queria aproveitar as sobras de massa e recheio de outros salgados, como coxinha, empada e pastel. Outra teoria é que ele foi inspirado no pão com carne, um lanche popular na Argentina, Uruguai e Chile, que leva uma massa de pão recheada com carne moída e assada no forno. Uma terceira teoria é que ele foi inventado por um cozinheiro que queria fazer uma versão maior e mais recheada do bolinho de carne, um salgado típico da culinária brasileira, que leva uma massa de batata recheada com carne moída e frita em óleo.

Continua após a publicidade..

De qualquer forma, o salgadão de carne se tornou um salgado muito apreciado no Brasil, especialmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, onde é conhecido como enroladinho ou joelho. Ele também é chamado de bauru ou esfiha em algumas regiões.

Quais são os melhores acompanhamentos para o salgadão de carne?

O salgadão de carne é um salgado saboroso, que pode ser servido sozinho ou acompanhado de um molho de sua preferência. No entanto, se você quiser incrementar o seu lanche ou refeição, existem algumas opções de acompanhamentos que combinam muito bem com essa receita. Veja algumas sugestões:

  • Salada de repolho: A salada de repolho é um acompanhamento crocante e refrescante, que contrasta com o sabor e a textura do salgadão. Você pode fazer a salada com repolho roxo ou verde, cenoura ralada, maçã picada, passas, maionese, vinagre, açúcar, sal e pimenta-do-reino.
  • Batata frita: A batata frita é um acompanhamento clássico e irresistível, que harmoniza com o salgadão. Você pode fazer a batata frita com batata inglesa ou batata doce, cortada em palitos ou rodelas, e frita em óleo quente até ficar dourada e crocante. Tempere com sal e sirva com ketchup ou maionese.
  • Suco natural: O suco natural é um acompanhamento saudável e delicioso, que hidrata e refresca o paladar. Você pode fazer o suco com a fruta de sua preferência, como laranja, limão, abacaxi, maracujá, etc. Bata a fruta com água e açúcar ou adoçante no liquidificador e coe se necessário.

Conclusão

O salgadão de carne é uma receita fácil, rápida e deliciosa, que pode ser assada ou frita. Neste artigo, você aprendeu como fazer essa receita, qual é a sua origem e quais são os melhores acompanhamentos para ela. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com esse salgado!

E você, gostou do artigo? Já fez ou experimentou essa receita? Deixe sua opinião sincera e suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *