sexta-feira, outubro 18
Shadow
Continua após a publicidade..

Risóles de Frango Com Catupiry

Continua após a publicidade..

Você está procurando uma receita de salgadinho fácil, delicioso e que faça sucesso em qualquer ocasião? Então você vai adorar aprender a fazer risóles de frango com catupiry, uma combinação perfeita de massa crocante, recheio cremoso e sabor irresistível. Neste artigo, você vai descobrir como fazer essa receita de forma simples e prática, seguindo um passo a passo detalhado. Além disso, você vai conhecer um pouco da história desse salgadinho que tem origem na França, mas que se popularizou no Brasil há mais de um século. Por fim, você vai descobrir dois acompanhamentos que combinam muito bem com os risóles de frango com catupiry: o molho barbecue e a salada de repolho. Ficou com água na boca? Então continue lendo e confira!

O que são risóles?

Continua após a publicidade..

Risóles são salgadinhos fritos em forma de meia-lua, feitos com uma massa à base de farinha de trigo e recheados com diversos sabores. Eles são típicos da culinária brasileira e podem ser encontrados em padarias, lanchonetes, bares e festas. Os risóles são uma ótima opção para servir como aperitivo, lanche ou entrada.

A origem do nome risóles vem do francês “rissole”, que significa “refogado”. No entanto, o salgadinho tem suas raízes em Portugal, onde é chamado de rissol. Os portugueses teriam adaptado uma receita francesa de coxa-creme, um croquete de frango em forma de pera, usando uma massa mais fina e fritando em vez de assar. Os rissóis portugueses são geralmente recheados com carne ou camarão.

Os rissóis chegaram ao Brasil no século XIX, trazidos pelos imigrantes portugueses. Aqui, eles ganharam novos recheios e variações, como os risóles de frango com catupiry, que são um dos mais populares e saborosos.

Como fazer risóles de frango com catupiry?

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Para fazer risóles de frango com catupiry, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Para a massa:

  • 3 xícaras (chá) de leite
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • Sal a gosto
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo

Para o recheio:

  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • 200 g de catupiry

Para empanar:

  • 2 ovos batidos
  • Farinha de rosca a gosto
  • Óleo para fritar

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Para a massa, leve ao fogo uma panela com o leite, a manteiga e o sal até ferver. Junte a farinha de trigo de uma só vez e mexa vigorosamente até formar uma massa homogênea que solte do fundo da panela. Desligue o fogo e deixe esfriar.
  2. Para o recheio, aqueça o óleo em uma panela e refogue a cebola e o alho até dourarem. Junte o frango desfiado, sal, pimenta e salsa e misture bem. Desligue o fogo e reserve.
  3. Para montar os risóles, abra a massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada até ficar fina. Corte círculos com um cortador ou com a boca de um copo. Coloque uma porção do recheio no centro de cada círculo e uma colher (chá) de catupiry por cima. Dobre a massa ao meio, formando meia-luas, e aperte as bordas com um garfo para fechar bem.
  4. Passe os risóles pelos ovos batidos e depois pela farinha de rosca, empanando bem. Frite os risóles em óleo quente até dourarem por igual. Escorra em papel absorvente e sirva em seguida ou mantenha aquecidos no forno.

A história do catupiry

O catupiry é um queijo cremoso e suave, típico da culinária brasileira. Ele foi criado em 1911 por um casal de imigrantes italianos, Mário e Isaíra Silvestrini, que se instalaram em Minas Gerais. Eles queriam reproduzir um queijo italiano chamado “catupiri”, que significa “excelente” em tupi-guarani. No entanto, eles acabaram criando uma receita original, que se tornou um sucesso.

O catupiry é feito com leite de vaca, creme de leite, sal e fermento lácteo. Ele tem uma textura macia e um sabor delicado, que combina com vários pratos, como pizza, coxinha, empadão e risóles. O catupiry é considerado um patrimônio gastronômico do Brasil e tem até uma marca registrada.

Acompanhamentos para risóles de frango com catupiry

Os risóles de frango com catupiry são uma delícia por si só, mas podem ficar ainda mais gostosos se servidos com alguns acompanhamentos. Veja duas sugestões que separamos para você:

  • Molho barbecue: esse molho é feito com ketchup, vinagre, açúcar mascavo, molho inglês, mostarda, alho, cebola e pimenta. Ele tem um sabor agridoce e picante, que contrasta com o sabor suave dos risóles. Você pode comprar o molho pronto ou fazer em casa seguindo esta receita1.
  • Salada de repolho: essa salada é feita com repolho roxo e branco ralados, cenoura ralada, maionese, iogurte natural, vinagre, açúcar, sal e pimenta. Ela tem uma textura crocante e um sabor refrescante, que equilibra a gordura dos risóles. Você pode fazer essa salada seguindo esta receita2.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer risóles de frango com catupiry, seguindo uma receita simples e prática. Você também conheceu um pouco da história desse salgadinho que tem origem na França, mas que se popularizou no Brasil há mais de um século. Além disso, você descobriu dois acompanhamentos que combinam muito bem com os risóles de frango com catupiry: o molho barbecue e a salada de repolho.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha se inspirado para fazer essa delícia em casa. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião sobre a receita ou o conteúdo, deixe um comentário abaixo. Ficaremos felizes em saber o que você achou. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *