domingo, setembro 8
Shadow
Continua após a publicidade..

Receitas de Molhos Picantes Caseiros

Continua após a publicidade..

Você gosta de comida apimentada? Se sim, você vai adorar essas receitas de molhos picantes caseiros que eu separei para você. Esses molhos são fáceis de fazer, deliciosos e podem acompanhar diversos pratos, como carnes, saladas, petiscos e até mesmo massas. Além disso, eles são mais saudáveis e naturais do que os molhos industrializados que você encontra no mercado.

Continua após a publicidade..

Neste artigo, eu vou te ensinar a fazer três tipos de molhos picantes caseiros: um molho vermelho picante básico, um molho picante fermentado e um molho picante de pimenta seca. Cada um desses molhos tem um sabor e uma textura diferentes, e você pode escolher o que mais combina com o seu paladar e com o seu prato. Vamos lá?

Molho vermelho picante básico

Continua após a publicidade..

Esse é um molho clássico que leva pimentas frescas, alho, cebola, vinagre e suco de limão. Ele é ideal para quem gosta de um sabor picante e ácido ao mesmo tempo. Você pode usar pimentas tabasco, serrano ou jalapeño, dependendo do grau de ardência que você prefere. Esse molho fica ótimo com frango frito, sanduíches, nachos e tacos.

Para fazer esse molho, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Continua após a publicidade..
  • 20 pimentas tabasco — se preferir, substitua-as por 20 pimentas serrano ou 12 jalapeños vermelhos;
  • 1 1/2 colheres de sopa de alho picado;
  • 3/4 de xícara de cebola picada fina;
  • 3/4 de colher de chá de sal;
  • 1 colher de chá de óleo vegetal;
  • 2 xícaras de água;
  • 1 xícara de vinagre branco destilado ou vinagre de maçã;
  • 1/4 de xícara de suco de limão recém espremido (opcional).

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Lave as pimentas escolhidas, corte os talos e pique bem as pimentas. Remova as sementes para um molho mais suave.
  2. Esquente uma colher de chá de óleo vegetal em uma frigideira em fogo alto e adicione as pimentas picadas com uma colher de sopa e meia de alho picado, 3/4 de xícara de cebola em fatias finas, e 3/4 de colher de chá de sal. Mexa a mistura ocasionalmente e cozinhe por cerca de três minutos para que as pimentas fiquem macias.
  3. Adicione duas xícaras de água e abaixe o fogo para médio-alto. Deixe a mistura ferver levemente por cerca de 20 minutos, ou até que a maior parte da água evapore.
  4. Transfira a mistura para um liquidificador ou processador de alimentos e bata até ficar bem homogênea. Se quiser, adicione 1/4 de xícara de suco de limão para dar mais acidez ao molho.
  5. Coloque o molho em uma panela pequena e leve ao fogo baixo. Adicione uma xícara de vinagre branco destilado ou vinagre de maçã e deixe o molho ferver por mais 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
  6. Desligue o fogo e deixe o molho esfriar completamente. Transfira o molho para um vidro esterilizado com tampa e guarde na geladeira por até três meses.

Essa receita rende cerca de 470 ml de molho picante.

Molho picante fermentado

Esse é um molho que leva pimentas frescas fermentadas com sal e vinagre. Ele tem um sabor mais complexo e profundo do que o molho vermelho picante básico, e pode levar alguns dias para ficar pronto. Você pode usar qualquer tipo de pimenta fresca que você goste, como jalapeño, serrano, habanero ou uma mistura. Esse molho fica delicioso com carnes grelhadas, saladas, queijos e pães.

Para fazer esse molho, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 0,45 kg de pimentas frescas como jalapeño, serrano, habanero ou uma mistura;
  • 2 colheres de sopa de sal kosher ou 4 colheres de chá de sal de cozinha;
  • 1 1/2 xícara de vinagre branco destilado ou vinagre de maçã;
  • 1 cebola picada (opcional);
  • 4 dentes de alho descascados (opcional).

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Lave bem as pimentas e corte os talos. Corte as pimentas em pedaços pequenos e coloque-os em uma tigela grande. Adicione o sal e misture bem com as mãos. Se quiser, adicione a cebola e o alho para dar mais sabor ao molho.
  2. Transfira a mistura de pimentas para um vidro grande e limpo com tampa. Pressione bem as pimentas para que elas fiquem submersas no líquido que se forma. Se necessário, adicione um pouco de água filtrada para cobrir as pimentas completamente.
  3. Tampe o vidro e deixe-o em um lugar escuro e fresco por cerca de uma semana, ou até que as pimentas comecem a borbulhar e a soltar um aroma fermentado. Abra o vidro todos os dias para liberar o gás que se forma e pressione as pimentas para baixo com uma colher.
  4. Após uma semana, transfira as pimentas e o líquido para um liquidificador ou processador de alimentos e bata até ficar bem homogêneo. Se quiser, coe o molho para remover as sementes e as cascas das pimentas.
  5. Coloque o molho em uma panela pequena e leve ao fogo baixo. Adicione 1 1/2 xícara de vinagre branco destilado ou vinagre de maçã e deixe o molho ferver por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
  6. Desligue o fogo e deixe o molho esfriar completamente. Transfira o molho para um vidro esterilizado com tampa e guarde na geladeira por até seis meses.

Essa receita rende cerca de 600 ml de molho picante.

Molho picante de pimenta seca

Esse é um molho que leva pimentas secas hidratadas com água e vinagre. Ele tem um sabor mais defumado e intenso do que os outros dois molhos, e pode ser feito em menos tempo. Você pode usar qualquer tipo de pimenta seca que você goste, como chili, malagueta, dedo-de-moça ou uma mistura. Esse molho fica perfeito com feijão, arroz, tortilhas e guacamole.

Para fazer esse molho, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de pimentas chili secas sem sementes e levemente amassadas;
  • 1 xícara de água;
  • 1 xícara de vinagre branco;
  • 1 colher de chá de alho em pó;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 cebola picada (opcional);
  • 2 dentes de alho descascados (opcional);
  • Suco cítrico a gosto (opcional).

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Coloque as pimentas secas em uma panela média e cubra-as com água. Leve ao fogo alto e deixe ferver por cerca de 15 minutos, ou até que as pimentas fiquem macias.
  2. Escorra as pimentas e reserve a água do cozimento. Transfira as pimentas para um liquidificador ou processador de alimentos e adicione uma xícara de vinagre branco, uma colher de chá de alho em pó, uma colher de chá de sal, a cebola e o alho se estiver usando. Bata até ficar bem homogêneo
  1. Adicione um pouco da água do cozimento das pimentas, se necessário, para ajustar a consistência do molho. Se quiser, adicione suco cítrico a gosto para dar mais acidez ao molho.
  2. Coloque o molho em uma panela pequena e leve ao fogo baixo. Deixe o molho ferver por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
  3. Desligue o fogo e deixe o molho esfriar completamente. Transfira o molho para um vidro esterilizado com tampa e guarde na geladeira por até três meses.

Essa receita rende cerca de 500 ml de molho picante.

Resumo

Neste artigo, você aprendeu a fazer três receitas de molhos picantes caseiros: um molho vermelho picante básico, um molho picante fermentado e um molho picante de pimenta seca. Esses molhos são fáceis de fazer, deliciosos e podem acompanhar diversos pratos, como carnes, saladas, petiscos e até mesmo massas. Além disso, eles são mais saudáveis e naturais do que os molhos industrializados que você encontra no mercado.

Agora que você sabe como fazer esses molhos, que tal experimentá-los na sua próxima refeição? Você vai se surpreender com o sabor e a intensidade desses molhos picantes caseiros. Bom apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *