Você gosta de queijo? E de petiscos crocantes e saborosos? Então, você vai adorar a receita de provolone à milanesa, um aperitivo típico da culinária italiana que conquistou o paladar dos brasileiros. Neste artigo, você vai aprender como fazer essa delícia, conhecer um pouco da sua história e descobrir alguns acompanhamentos que vão deixar o seu prato ainda mais completo. Vamos lá?
O que é o provolone à milanesa?
O provolone à milanesa é um prato que consiste em cubos de queijo provolone empanados e fritos até ficarem dourados e crocantes. O queijo provolone é um queijo semiduro, de origem italiana, feito com leite de vaca e com um sabor suave e levemente picante. Ele é muito usado em pizzas, massas, grelhados e fritos, pois tem uma boa elasticidade e derrete facilmente.
O provolone à milanesa é uma receita simples e rápida de fazer, que pode ser servida como entrada, petisco ou acompanhamento. É uma ótima opção para quem gosta de um aperitivo cremoso por dentro e crocante por fora, que combina muito bem com molhos variados e bebidas geladas.
Como fazer provolone à milanesa?
Para fazer provolone à milanesa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 500 g de queijo provolone cortado em cubos
- 2 ovos batidos
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Farinha de trigo para empanar
- Farinha de rosca para empanar
- Óleo para fritar
O modo de preparo é o seguinte:
- Tempere os ovos batidos com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Passe os cubos de queijo na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por último na farinha de rosca, pressionando bem para aderir.
- Leve os cubos de queijo ao freezer por cerca de 15 minutos, para firmar a casquinha.
- Aqueça o óleo em uma panela ou frigideira e frite os cubos de queijo em fogo médio-alto, aos poucos, até dourarem por todos os lados.
- Escorra em papel toalha e sirva em seguida.
Qual é a origem do provolone à milanesa?
A origem do provolone à milanesa é incerta, mas acredita-se que seja uma adaptação brasileira do bife à milanesa, uma receita tradicional da Itália. O bife à milanesa é feito com carne bovina temperada e empanada com ovos e farinha de rosca, frita em óleo ou manteiga. É um prato muito popular na região da Lombardia, especialmente na cidade de Milão, daí o seu nome.
No Brasil, o bife à milanesa chegou com os imigrantes italianos no final do século XIX e início do século XX. Com o tempo, a receita foi ganhando variações e passou a ser feita também com outros tipos de carne, como frango, porco e peixe, e até com legumes, como berinjela e abobrinha. O provolone à milanesa seria uma dessas variações, substituindo a carne pelo queijo.
Quais são os melhores acompanhamentos para o provolone à milanesa?
O provolone à milanesa é um prato muito versátil e pode ser servido com diversos acompanhamentos, como:
- Molhos: você pode escolher entre molhos doces, salgados ou picantes para acompanhar o seu provolone à milanesa. Algumas sugestões são: ketchup, mostarda, maionese, barbecue, geleia de pimenta, molho de alho, molho tártaro, molho pesto etc.
- Saladas: uma salada fresca e colorida é uma boa opção para contrastar com o sabor do queijo e trazer leveza ao prato. Você pode usar folhas verdes, tomates, cenouras, pepinos, beterrabas, rabanetes etc.
- Pães: se você quiser transformar o seu provolone à milanesa em um sanduíche, você pode usar pães variados, como francês, de forma, integral, ciabatta, baguete etc. Você pode adicionar também queijo, presunto, alface, tomate, cebola etc.
- Batatas: as batatas são um acompanhamento clássico para os empanados e ficam ótimas com o provolone à milanesa. Você pode fazer batatas fritas, assadas, cozidas, ao forno, gratinadas etc.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer provolone à milanesa, uma receita fácil e deliciosa que vai fazer sucesso em qualquer ocasião. Você também conheceu um pouco da origem e da história do provolone à milanesa, um prato que é uma adaptação brasileira do bife à milanesa italiano. Além disso, você descobriu alguns acompanhamentos que vão deixar o seu prato ainda mais saboroso e completo.
Espero que você tenha gostado deste artigo e que tenha ficado com vontade de experimentar essa receita. Se você fizer o provolone à milanesa em casa, não se esqueça de deixar um comentário aqui embaixo contando como ficou o resultado. Eu vou adorar saber a sua opinião e as suas sugestões. Um grande abraço e até a próxima!