sexta-feira, outubro 18
Shadow
Continua após a publicidade..

Pirim-doce

Continua após a publicidade..

Sabe aquele doce que te faz viajar no tempo com uma única mordida? Aquele gostinho nostálgico de infância, que enche a boca d’água só de pensar? Pois bem, esse é o pirim-doce, um quitute clássico que está voltando com tudo! E se você ainda não conhece, prepare-se, porque depois de experimentar, vai querer fazer toda semana. Neste artigo, vou te contar tudo sobre essa maravilha: desde a história, passando pela receita completa, até aquelas dúvidas que todo mundo tem. Bora?

Continua após a publicidade..

Como Surgiu o Pirim-doce?

O pirim-doce tem suas raízes no interior do Brasil, mais precisamente nas regiões rurais onde o açúcar e a farinha eram itens básicos na despensa de qualquer casa. Reza a lenda que a receita surgiu de um “acidente” culinário, quando uma senhora, em meio a preparações de bolos e biscoitos, acabou misturando ingredientes de forma improvisada e criou essa maravilha.

Algumas histórias contam que o nome “pirim” vem de uma expressão antiga para “pequeno” ou “miúdo”, já que o doce era servido em porções generosas, mas individuais, ideal para festas e reuniões familiares. Seja como for, a verdade é que o pirim-doce logo virou tradição em festas juninas e comemorações, sendo sempre acompanhado por um bom café passado na hora.

Com o tempo, a receita ganhou variações em cada canto do país, com adaptações regionais de acordo com os ingredientes locais disponíveis. Hoje, o pirim-doce é um símbolo de carinho e afeto, daqueles doces que cada mordida é um abraço apertado da vovó.


Como Fazer Pirim-doce: Ingredientes e Modo de Preparo

Agora que você já está com água na boca e curioso para saber como fazer essa delícia, vamos à receita! A boa notícia é que o pirim-doce é fácil de fazer e os ingredientes são super simples – a má notícia é que vai ser difícil parar de comer depois de pronto.

Continua após a publicidade..

Ingredientes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *