- 1/2 xícara de milho para pipoca
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/4 xícara de água
- 1/2 xícara de leite em pó
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma panela grande, coloque o milho para pipoca e o óleo, e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até que todos os grãos estourem. Transfira a pipoca para uma tigela grande e reserve.
- Em outra panela, coloque o açúcar e a água, e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver sem mexer, até formar uma calda grossa e dourada.
- Desligue o fogo e adicione o leite em pó, mexendo bem até incorporar. Cuidado para não se queimar, pois a calda estará muito quente.
- Despeje a calda sobre a pipoca reservada, e misture bem com uma colher de pau, até que todas as pipocas estejam envolvidas pela calda.
- Espalhe a pipoca em uma assadeira untada com óleo, e deixe esfriar completamente, até que a calda fique firme e crocante.
- Quebre a pipoca em pedaços e sirva em seguida ou guarde em um pote fechado por até 3 dias.
Dúvidas comuns sobre o tema
Você pode ter algumas dúvidas sobre essa receita, como:
- Posso usar outro tipo de açúcar? Sim, você pode usar o açúcar de sua preferência, como o refinado, o cristal, o demerara ou o mascavo. O importante é que seja um açúcar que derreta bem e forme uma calda. O sabor e a cor da pipoca podem variar de acordo com o tipo de açúcar usado.
- Posso usar outro tipo de leite em pó? Sim, você pode usar o leite em pó de sua preferência, como o integral, o desnatado ou o de soja. O importante é que seja um leite em pó que tenha uma boa solubilidade e que não forme grumos. O sabor e a cremosidade da pipoca podem variar de acordo com o tipo de leite em pó usado.
- Posso acrescentar outros ingredientes à pipoca? Sim, você pode acrescentar outros ingredientes à pipoca, como coco ralado, chocolate em pó, canela, nozes, castanhas ou amendoim. O importante é que sejam ingredientes que combinem com o sabor do leite em pó e que não interfiram na textura da calda.
Mais 3 receitas com a palavra chave do tema
Se você gostou dessa receita de pipoca de leite em pó, que tal experimentar outras receitas que levam esse ingrediente? Aqui estão mais 3 sugestões para você:
- Bolo de leite em pó: uma receita fofinha e úmida, que leva leite em pó na massa e na cobertura. Basta bater no liquidificador ovos, óleo, leite, açúcar e leite em pó, e depois misturar com farinha e fermento. Asse em forno médio até dourar e cubra com uma mistura de leite condensado, leite em pó e creme de leite. Polvilhe mais leite em pó por cima e sirva quente ou frio.
- Brigadeiro de leite em pó: uma receita cremosa e deliciosa, que leva leite em pó no recheio e na cobertura. Basta levar ao fogo baixo uma lata de leite condensado, uma colher de sopa de manteiga e meia xícara de leite em pó, mexendo sem parar, até desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar, faça bolinhas e passe em mais leite em pó. Coloque em forminhas e sirva em seguida ou guarde na geladeira por até 3 dias.
- Pudim de leite em pó: uma receita simples e saborosa, que leva leite em pó no creme e na calda. Basta bater no liquidificador uma lata de leite condensado, uma medida da lata de leite, uma medida da lata de leite em pó e quatro ovos. Despeje em uma forma caramelada com uma mistura de meia xícara de açúcar e meia xícara de leite em pó, e leve ao forno em banho-maria por cerca de 40 minutos ou até firmar. Deixe esfriar, desenforme e leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer uma pipoca de leite em pó, uma receita fácil, rápida e deliciosa que vai deixar a sua pipoca com um sabor incrível e uma textura crocante. Você também descobriu como surgiu essa receita, quais são as dúvidas comuns sobre o tema e mais 3 receitas com a palavra chave do tema. Espero que você tenha gostado e que se inspire para fazer essa e outras receitas em sua casa. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em saber o que você achou. Obrigado pela leitura e até a próxima! 😊