- 1 lata de leite condensado
- 1 xícara de leite morno
- 30 g de fermento biológico fresco
- 4 ovos
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de erva-doce
- 1 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
- 200 g de coco ralado
- 1 gema para pincelar
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma tigela, misture o leite condensado, o leite morno e o fermento, até dissolver bem.
- Adicione os ovos, o óleo, o sal e a erva-doce, e misture bem.
- Aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo, até formar uma massa macia e que não grude nas mãos. Se necessário, acrescente mais farinha.
- Sove a massa por cerca de 15 minutos, até ficar lisa e elástica.
- Coloque a massa em uma tigela untada com óleo, cubra com um pano e deixe crescer por cerca de uma hora, ou até dobrar de volume.
- Divida a massa em 20 porções iguais, e modele cada uma em formato de bola.
- Coloque as bolinhas em uma forma untada e enfarinhada, deixando um espaço entre elas.
- Pincele a gema sobre os pães, e salpique o coco ralado por cima.
- Deixe os pães crescerem novamente por cerca de 20 minutos, ou até ficarem bem fofinhos.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 25 minutos, ou até dourarem.
- Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
Dúvidas comuns sobre o tema
Algumas dúvidas que podem surgir sobre o pão do padre são:
- Posso substituir o leite condensado por outro ingrediente? Sim, você pode usar leite comum e açúcar, na mesma proporção, ou leite em pó e água, na mesma medida. O sabor pode ficar um pouco diferente, mas ainda assim será delicioso.
- Posso usar outro tipo de fermento? Sim, você pode usar fermento biológico seco, na proporção de 10 g para cada 30 g de fermento fresco. Nesse caso, você deve misturar o fermento com um pouco de água morna e açúcar, e deixar descansar por 10 minutos, antes de adicionar aos outros ingredientes.
- Posso usar outro tipo de coco? Sim, você pode usar coco fresco, coco em flocos ou coco queimado, de acordo com a sua preferência. O coco ralado é o mais fácil de encontrar e de usar, mas você pode variar o sabor e a textura do seu pão com outros tipos de coco.
- Posso congelar o pão do padre? Sim, você pode congelar o pão do padre depois de assado, por até 3 meses. Para isso, você deve embrulhar cada pão em papel alumínio, e colocar em um saco plástico bem fechado. Para descongelar, basta retirar do freezer e levar ao forno por alguns minutos, até aquecer.
Outras três receitas com a palavra-chave do tema
Se você gostou do pão do padre, que tal experimentar outras receitas com a mesma palavra-chave? Aqui estão três sugestões para você:
- Pão de queijo do padre: essa é uma versão salgada do pão do padre, que leva queijo parmesão e queijo minas na massa. É uma ótima opção para o café da manhã ou para o lanche da tarde. Você pode ver a receita completa aqui.
- Bolo do padre: esse é um bolo simples e fofinho, que leva leite condensado, coco ralado e erva-doce na massa, e uma calda de leite condensado e coco por cima. É uma sobremesa deliciosa e fácil de fazer. Você pode ver a receita completa aqui.
- Rosca do padre: essa é uma rosca doce e macia, que leva leite condensado, coco ralado e erva-doce na massa, e uma cobertura de açúcar e coco por cima. É uma receita ideal para servir em ocasiões especiais, como festas e reuniões. Você pode ver a receita completa aqui.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer o pão do padre, uma receita tradicional de pão doce que leva leite condensado, coco ralado e erva-doce. Você também conheceu a história por trás do nome desse pão, as dúvidas mais comuns sobre o tema e outras três receitas com a mesma palavra-chave. Esperamos que você tenha gostado e que se inspire para fazer essas delícias em casa. Se você gostou deste artigo, deixe um comentário com a sua opinião sincera e sugestões. E não se esqueça de compartilhar com os seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!