Você está procurando uma receita sofisticada, saborosa e fácil de fazer? Então você vai adorar o nhoque com molho de camarões. Esse é um prato que combina a massa macia e leve do nhoque com o sabor marcante e suculento dos camarões. Neste artigo, vou te ensinar como fazer nhoque com molho de camarões, uma receita que vai impressionar os seus convidados e agradar o seu paladar. Além disso, vou te contar um pouco sobre a origem dessa receita e te dar algumas dicas de acompanhamentos. Vamos lá?
O que é nhoque com molho de camarões?
Nhoque com molho de camarões é um prato típico da culinária italiana, que consiste em bolinhas de massa feitas com batata, farinha de trigo e ovos, cozidas em água fervente e servidas com um molho cremoso à base de camarões, creme de leite, manteiga, alho, cebola, vinho branco e salsinha.
O nhoque é uma massa muito versátil, que pode ser feita com diferentes ingredientes, como mandioca, abóbora, ricota, espinafre, etc. O molho também pode variar de acordo com o seu gosto, podendo ser substituído por molho de tomate, molho branco, molho pesto, etc.
O nhoque com molho de camarões é um prato ideal para ocasiões especiais, como aniversários, datas comemorativas ou jantares românticos. É uma receita que agrada tanto aos adultos quanto às crianças, pois tem uma textura macia e um sabor delicado.
Como fazer nhoque com molho de camarões?
Fazer nhoque com molho de camarões é muito simples e rápido. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 kg de batatas
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 ovos
- Sal a gosto
- 500 g de camarões limpos
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
- 1 caixinha de creme de leite
- Salsinha picada a gosto
- Queijo parmesão ralado a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Cozinhe as batatas em água com sal até ficarem macias. Escorra e amasse-as ainda quentes.
- Em uma tigela, misture as batatas amassadas com a farinha de trigo, os ovos e uma pitada de sal. Amasse bem até formar uma massa homogênea e que não grude nas mãos.
- Em uma superfície enfarinhada, faça rolinhos com a massa e corte em pedaços pequenos. Faça uma covinha em cada pedaço com o dedo ou com um garfo.
- Cozinhe os nhoques em água fervente até subirem à superfície. Retire com uma escumadeira e reserve.
- Em uma panela, derreta a manteiga e refogue o alho e a cebola até ficarem macios.
- Acrescente os camarões e tempere com sal. Refogue por alguns minutos até mudarem de cor.
- Adicione o vinho branco e deixe reduzir pela metade.
- Junte o creme de leite e a salsinha e misture bem.
- Coloque os nhoques em um refratário e cubra com o molho de camarões. Polvilhe o queijo parmesão ralado por cima.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até o queijo derreter e dourar.
- Retire do forno e sirva em seguida ou guarde na geladeira por até 3 dias.
A origem do nhoque com molho de camarões
O nhoque é um prato muito antigo, que tem origem na Roma Antiga. O nome “nhoque” vem da palavra latina “nocca”, que significa “nó dos dedos”. Isso porque os antigos romanos faziam bolinhas de massa com os dedos e as cozinhavam em caldo de carne ou de legumes.
O nhoque se espalhou pela Europa e pelo mundo, ganhando diferentes versões e ingredientes. Na Itália, o nhoque é considerado um prato típico da região do Vêneto, onde é feito com batata e servido com diversos molhos.
O molho de camarões é uma criação mais recente, que provavelmente surgiu como uma forma de aproveitar os frutos do mar abundantes na costa italiana. O molho de camarões é feito com creme de leite, manteiga, alho, cebola, vinho branco e salsinha, que realçam o sabor dos camarões e harmonizam com o nhoque.
Acompanhamentos para nhoque com molho de camarões
O nhoque com molho de camarões é um prato muito completo, que pode ser servido com diversos acompanhamentos. Aqui estão algumas sugestões:
- Salada de rúcula: uma salada simples e refrescante, feita com rúcula, tomate cereja, azeitonas pretas e queijo feta. Tempere com azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta-do-reino. Essa salada vai contrastar com o sabor rico e quente do nhoque com molho de camarões, trazendo leveza e equilíbrio ao prato.
- Pão italiano: um pão crocante e macio, feito com farinha de trigo, fermento biológico, água, sal e azeite. Corte o pão em fatias e sirva com manteiga ou azeite. Esse pão vai combinar perfeitamente com o nhoque com molho de camarões, pois tem um sabor neutro e uma textura agradável.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer nhoque com molho de camarões, uma receita sofisticada, saborosa e fácil de fazer. Você também conheceu um pouco sobre a origem dessa receita e algumas dicas de acompanhamentos. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa delícia!
Espero que você tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido algo novo. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em responder. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!
: Origem do Nhoque : Nhoque com Molho de Camarão : Pão Italiano