- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- 200 g de manteiga gelada em cubos
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de água gelada
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma tigela, misture a farinha de trigo e o sal, e depois adicione a manteiga gelada em cubos. Com a ponta dos dedos, amasse a manteiga com a farinha, até formar uma farofa grossa. Não mexa demais, para não derreter a manteiga.
- Em uma outra tigela, bata o ovo com um garfo, e depois adicione a água gelada. Misture bem, e depois despeje sobre a farofa de farinha e manteiga. Com uma espátula, misture delicadamente, até formar uma massa homogênea e lisa. Não sove a massa, para não ficar dura.
- Embrulhe a massa em um filme plástico, e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos, para descansar e firmar.
- Retire a massa da geladeira, e abra com um rolo sobre uma superfície enfarinhada, até ficar com uma espessura de cerca de 0,5 cm. Corte a massa com um cortador redondo, um pouco maior que as forminhas de empada. Forre as forminhas com a massa, pressionando bem as bordas. Reserve um pouco da massa para fazer as tampas das empadas.
- Recheie as empadas com o recheio de sua preferência, já cozido e temperado. Cubra as empadas com a massa reservada, e aperte bem as bordas para fechar. Faça um pequeno furo no centro de cada empada, para sair o vapor. Pincele as empadas com uma gema batida, para ficarem douradas.
- Leve as empadas ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos ou até que estejam assadas e douradas. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e desenforme. Sirva quente ou fria.
Dúvidas comuns sobre o tema
Você pode ter algumas dúvidas sobre essa receita, como:
- Posso usar outro tipo de gordura? Sim, você pode usar outro tipo de gordura, como banha, margarina ou óleo. O importante é que seja uma gordura que fique firme em temperatura ambiente, e que seja usada gelada. A gordura é o que dá a crocância e a maciez à massa de empada.
- Posso usar outro tipo de farinha? Não, você deve usar a farinha de trigo comum, sem fermento, para fazer a massa de empada. Outros tipos de farinha, como a integral, a de arroz ou a de aveia, podem alterar a textura e o sabor da massa, e não dar o resultado esperado.
- Posso congelar a massa de empada? Sim, você pode congelar a massa de empada, já aberta e forrando as forminhas, ou já recheada e fechada. Basta embrulhar as forminhas em papel-alumínio, e levar ao freezer por até 3 meses. Na hora de assar, não precisa descongelar, basta levar direto ao forno, aumentando o tempo de cozimento em cerca de 10 minutos.
Mais 3 receitas com a palavra chave do tema
Se você gostou dessa receita de massa de empada, que tal experimentar outras receitas que levam esse ingrediente? Aqui estão mais 3 sugestões para você:
- Empada de frango com catupiry: uma receita clássica e irresistível, que leva um recheio cremoso de frango desfiado e catupiry, um queijo cremoso típico do Brasil. Basta refogar o frango com cebola, alho, tomate, sal, pimenta e cheiro-verde, e depois misturar com o catupiry. Recheie as empadas com essa mistura, e asse em forno médio até dourar.
- Empada de palmito: uma receita vegetariana e saborosa, que leva um recheio suculento de palmito picado e azeitonas verdes. Basta refogar o palmito com cebola, alho, sal, pimenta, azeitonas e salsinha, e depois engrossar com um pouco de farinha de trigo dissolvida em água. Recheie as empadas com esse creme, e asse em forno médio até dourar.
- Empada de chocolate: uma receita doce e surpreendente, que leva um recheio de brigadeiro de chocolate meio amargo. Basta levar ao fogo baixo uma lata de leite condensado, uma colher de sopa de manteiga e quatro colheres de sopa de chocolate em pó, mexendo sem parar, até desgrudar do fundo da panela. Recheie as empadas com esse brigadeiro, e asse em forno médio até dourar.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer uma massa de empada, uma receita fácil, rápida e deliciosa que fica crocante por fora e macia por dentro, e que combina com qualquer recheio. Você também descobriu como surgiu essa receita, quais são as dúvidas comuns sobre o tema e mais 3 receitas com a palavra chave do tema. Espero que você tenha gostado e que se inspire para fazer essa e outras receitas em sua casa. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em saber o que você achou. Obrigado pela leitura e até a próxima! 😊