Você está com vontade de comer um bolo de fubá com curau, mas não sabe como fazer? Então você vai adorar essa receita, que é uma ótima opção para o seu café da manhã ou da tarde. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer esse bolo delicioso em poucos passos, usando ingredientes simples e uma batedeira. Além disso, vamos te contar um pouco sobre a origem dessa receita e te dar algumas dicas de acompanhamentos para deixar o seu bolo ainda mais gostoso. Ficou com água na boca? Então continue lendo!
O que é bolo de fubá com curau?
O bolo de fubá com curau é um bolo feito com uma massa de fubá, que é uma farinha de milho fina e amarela, açúcar, ovos, manteiga, leite e fermento. A massa é assada em uma forma untada e enfarinhada e depois coberta com um creme de milho verde, leite condensado e leite de coco, que é chamado de curau. O resultado é um bolo macio, úmido e saboroso, que pode ser servido quente ou frio.
Como fazer bolo de fubá com curau?
Para fazer bolo de fubá com curau, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 3 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 100 g de manteiga em temperatura ambiente
- 2 xícaras (chá) de fubá
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Manteiga e farinha para untar e enfarinhar a forma
- 2 latas (200 g cada) de milho verde escorrido
- 1 lata (395 g) de leite condensado
- 1 vidro (200 ml) de leite de coco
- Canela em pó para polvilhar
O modo de preparo é muito simples:
- Preaqueça o forno a 180°C e unte e enfarinhe uma forma retangular.
- Na batedeira, bata os ovos, o açúcar e a manteiga até formar um creme fofo e claro.
- Adicione o fubá, a farinha de trigo, o leite e o fermento em pó e bata bem até ficar homogêneo.
- Despeje a massa na forma e alise a superfície com uma espátula ou uma colher.
- Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
- Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar.
- No liquidificador, bata o milho verde, o leite condensado e o leite de coco até ficar cremoso.
- Transfira a mistura para uma panela e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até engrossar.
- Espalhe o curau sobre o bolo e polvilhe canela em pó a gosto.
- Sirva o bolo quente ou frio.
Uma curiosidade sobre o bolo de fubá com curau
Você sabia que o bolo de fubá com curau é uma receita típica da região Sudeste do Brasil? Pois é, essa delícia é muito consumida nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, especialmente nas festas juninas. Lá, o bolo é chamado também de “bolo cremoso”, “bolo caipira” ou “bolo mole”, e pode ser feito também com outros ingredientes, como coco ralado, queijo ralado ou goiabada. O bolo é servido como sobremesa ou como parte do café da manhã ou da tarde.
Acompanhamentos para o bolo de fubá com curau
Para deixar o seu bolo ainda mais gostoso, você pode servir o bolo de fubá com curau com alguns acompanhamentos. Aqui vão duas sugestões:
- Café: para fazer um café fresco e aromático, moa na hora 2 colheres (sopa) de grãos de café torrados e coloque em um coador de pano. Aqueça 4 xícaras (chá) de água em uma chaleira e despeje sobre o café moído, deixando escorrer na garrafa térmica. Sirva o café quente, para acompanhar o bolo.
- Queijo fresco: para fazer um queijo fresco caseiro e cremoso, aqueça em uma panela 2 litros de leite até ferver. Desligue o fogo e adicione 10 colheres (sopa) de vinagre branco e mexa bem. Deixe descansar por 15 minutos ou até que o leite coalhe. Coe o leite coagulado em um pano fino e esprema bem para retirar o soro. Tempere o queijo com sal a gosto e guarde em um pote de vidro na geladeira. Sirva o queijo frio ou em temperatura ambiente, para rechear as bisnaguinhas.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer bolo de fubá com curau, uma receita fácil, rápida e deliciosa para o seu café da manhã ou da tarde. Você também descobriu um pouco sobre a origem dessa receita e algumas dicas de acompanhamentos para deixar o seu bolo ainda mais gostoso. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa maravilha. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!