- 1 kg de bacalhau dessalgado e desfiado
- 4 colheres de sopa de azeite
- 2 cebolas picadas
- 4 dentes de alho picados
- 2 xícaras de chá de leite
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
- 1/2 xícara de chá de farinha de rosca
- Salsinha picada a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
- Junte o bacalhau e misture bem. Reserve.
- Em outra panela, aqueça o leite e dissolva a farinha de trigo, mexendo sempre para não empelotar.
- Tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe até engrossar, formando um molho branco.
- Em um refratário untado, espalhe metade do bacalhau refogado e cubra com metade do molho branco.
- Repita as camadas e finalize com o queijo parmesão e a farinha de rosca.
- Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até dourar.
- Salpique a salsinha por cima e sirva em seguida.
Dúvidas comuns sobre o tema
Você pode ter algumas dúvidas sobre o bacalhau de Natal gratinado, como:
- Como dessalgar o bacalhau? O bacalhau salgado precisa ser dessalgado antes de ser usado nas receitas. Para isso, você deve deixá-lo de molho em água fria na geladeira por pelo menos 24 horas, trocando a água pelo menos quatro vezes. Depois, você deve escorrer bem e desfiar o peixe, retirando as peles e as espinhas.
- Como escolher o bacalhau? Existem vários tipos de bacalhau, mas os mais usados são o Gadus morhua, conhecido como bacalhau do Porto, e o Gadus macrocephalus, conhecido como bacalhau do Pacífico. O bacalhau do Porto é mais nobre e tem uma carne mais firme e saborosa, enquanto o bacalhau do Pacífico é mais barato e tem uma carne mais macia e suave. Você pode usar qualquer um dos dois na receita, mas prefira os que têm uma cor mais clara e uniforme, sem manchas ou marcas de sangue.
- Como conservar o bacalhau? O bacalhau salgado pode ser conservado por até seis meses em local seco e arejado, desde que esteja bem embalado e protegido da luz e do calor. O bacalhau dessalgado deve ser consumido em até três dias, se mantido na geladeira, ou em até três meses, se congelado. O bacalhau gratinado deve ser consumido em até dois dias, se mantido na geladeira, ou em até um mês, se congelado.
Mais 3 receitas com a palavra chave do tema
Se você gostou do bacalhau de Natal gratinado, que tal experimentar outras receitas com bacalhau? Veja algumas sugestões:
- Bacalhau à Gomes de Sá: Um clássico da culinária portuguesa, esse prato leva bacalhau cozido e desfiado, batatas cozidas em rodelas, ovos cozidos, cebolas, alho, azeite, azeitonas e salsinha. É uma receita simples, mas muito saborosa e nutritiva.
- Bacalhau com natas: Outra receita típica de Portugal, esse prato leva bacalhau desfiado, batatas fritas em cubos, cebolas, alho, azeite, leite, creme de leite, farinha de trigo, queijo ralado, noz-moscada, sal e pimenta-do-reino. É uma receita cremosa, gratinada e irresistível.
- Bacalhau espiritual: Uma receita criada no Brasil, esse prato leva bacalhau desfiado, cenouras raladas, cebolas, alho, azeite, leite, creme de leite, farinha de trigo, queijo ralado, pão ralado, manteiga, sal e pimenta-do-reino. É uma receita leve, colorida e aromática.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer o bacalhau de Natal gratinado, uma receita deliciosa e fácil de preparar. Você também conheceu a origem dessa receita e outras formas de fazer bacalhau. Agora, você está pronto para surpreender a sua família e os seus amigos com esse prato incrível. Espero que você tenha gostado do artigo e que tenha ficado com água na boca. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em responder. Obrigado pela leitura e até a próxima!