- 1 kg de bacalhau dessalgado e desfiado
- 1 kg de abóbora descascada e cortada em cubos
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 cebolas picadas
- 4 dentes de alho picados
- 2 xícaras (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- Salsinha picada a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Cozinhe a abóbora em água fervente até ficar macia. Escorra e reserve.
- Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola e o alho até dourarem. Junte o bacalhau e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.
- Em outra panela, aqueça o leite e dissolva a farinha de trigo, mexendo sempre para não empelotar. Cozinhe até engrossar, formando um creme. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.
- Em um refratário untado, espalhe metade da abóbora. Cubra com o bacalhau refogado. Espalhe o restante da abóbora. Por cima, despeje o creme de leite. Polvilhe o queijo parmesão e a salsinha.
- Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até dourar.
- Retire do forno e sirva em seguida.
Quais são as dúvidas comuns sobre o tema?
Algumas dúvidas que podem surgir sobre essa receita são:
- Posso usar outro tipo de peixe no lugar do bacalhau? R: Sim, você pode usar outro tipo de peixe de sua preferência, desde que seja firme e saboroso. Por exemplo, você pode usar salmão, atum, merluza, pescada, etc.
- Posso usar outro tipo de abóbora no lugar da abóbora comum? R: Sim, você pode usar outro tipo de abóbora que tenha uma textura e um sabor semelhantes. Por exemplo, você pode usar abóbora japonesa, abóbora moranga, abóbora menina, etc.
- Posso fazer essa receita com antecedência e congelar? R: Sim, você pode fazer essa receita com antecedência e congelar em porções individuais ou em um refratário inteiro. Para descongelar, basta levar ao forno até aquecer bem.
Quais são mais três receitas com a palavra-chave do tema?
Outras três receitas que usam a palavra-chave do tema são:
- Sopa de abóbora com bacalhau: Uma sopa cremosa e nutritiva, feita com abóbora, bacalhau, cebola, alho, leite, creme de leite, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Para servir, basta polvilhar queijo parmesão e salsinha.
- Salada de abóbora com bacalhau: Uma salada refrescante e colorida, feita com abóbora cozida e cortada em cubos, bacalhau desfiado, tomate picado, cebola roxa picada, azeitonas pretas, sal, pimenta-do-reino, azeite e vinagre. Para servir, basta misturar tudo e decorar com folhas de alface.
- Torta de abóbora com bacalhau: Uma torta salgada e crocante, feita com uma massa de farinha de trigo, manteiga, ovos, sal e fermento. O recheio é feito com abóbora cozida e amassada, bacalhau desfiado, cebola picada, alho picado, creme de leite, queijo mussarela, sal, pimenta-do-reino e orégano. Para montar, basta forrar uma forma com a massa, espalhar o recheio e cobrir com mais massa. Para finalizar, basta pincelar uma gema de ovo e levar ao forno até dourar.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita deliciosa de abóbora ao creme de bacalhau, que é uma ótima opção para o almoço ou o jantar. Você também aprendeu como surgiu essa receita, quais são as dúvidas comuns sobre o tema e mais três receitas com a palavra-chave do tema.
Espero que você tenha gostado deste artigo e que tenha ficado com água na boca. Se você fizer essa receita, não se esqueça de me contar como ficou e se você gostou. Deixe também a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Eu adoro receber o seu feedback. Até a próxima! 😉