Você já experimentou um sanduíche de cupim? Se não, você não sabe o que está perdendo. Esse é um lanche delicioso, suculento e fácil de fazer, que vai te surpreender com o sabor e a textura da carne. O cupim é um corte bovino muito macio e saboroso, que fica ótimo quando assado lentamente e desfiado. Ele pode ser usado para fazer diversos pratos, como escondidinho, salada, torta e, claro, sanduíche.
Neste artigo, vamos te ensinar como fazer sanduíche de cupim em casa, com ingredientes simples e um passo a passo prático. Você vai ver que não tem segredo para preparar esse lanche, que pode ser servido em qualquer ocasião, seja no almoço, no jantar ou no lanche da tarde. Também vamos te contar um pouco sobre a origem e a história do sanduíche, que é uma das refeições mais populares e versáteis do mundo. Vamos lá?
O que é sanduíche de cupim?
O sanduíche de cupim é um tipo de lanche feito com pão recheado com carne de cupim desfiada e temperada. O pão pode ser de sua preferência, como baguete, francês, integral ou de forma. O recheio pode levar também queijo derretido, molho de sua escolha, salada e outros ingredientes que você gostar. O sanduíche de cupim é uma opção nutritiva e saborosa, que sacia a fome e agrada a todos os paladares.
Como fazer sanduíche de cupim?
Para fazer sanduíche de cupim, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 kg de cupim
- 4 dentes de alho picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 2 xícaras (chá) de molho de tomate
- 1/4 de xícara (chá) de água
- 4 pães de sua preferência
- 8 fatias de queijo mussarela
- Folhas de alface e tomate fatiado a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Tempere o cupim com o alho, o sal e a pimenta-do-reino. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e doure a carne de todos os lados.
- Junte a cebola, o molho de tomate e a água. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 40 minutos após pegar pressão ou até a carne ficar macia.
- Desligue o fogo e espere sair toda a pressão. Abra a panela e retire a carne. Desfie com um garfo ou com as mãos.
- Volte a carne desfiada para a panela e misture com o molho. Ajuste o sal e a pimenta se necessário.
- Corte os pães ao meio e distribua o recheio de carne entre eles. Coloque duas fatias de queijo sobre cada sanduíche.
- Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 10 minutos ou até o queijo derreter.
- Abra os sanduíches novamente e coloque as folhas de alface e as fatias de tomate. Feche os sanduíches e sirva em seguida.
A origem e a história do sanduíche
O sanduíche é uma das refeições mais antigas e universais da humanidade. Há registros de que os antigos judeus já consumiam pão com recheio entre as fatias há mais de dois mil anos atrás. Porém, o nome sanduíche só surgiu no século XVIII na Inglaterra, graças ao aristocrata John Montagu, o quarto conde de Sandwich.
Montagu era um aficionado por jogos de cartas e não gostava de interromper suas partidas para comer. Por isso, ele pedia aos seus criados que lhe trouxessem pedaços de carne fria entre duas fatias de pão torrado, para que ele pudesse comer sem sujar as mãos ou largar as cartas.
Logo, seus amigos passaram a imitar seu hábito e a pedir “o mesmo que Sandwich”. Assim, o nome do lanche se popularizou e se espalhou pelo mundo, ganhando diversas variações de recheios e pães.
Acompanhamentos para o sanduíche de cupim
O sanduíche de cupim é uma refeição completa por si só, mas se você quiser incrementar ainda mais o seu lanche, pode servir alguns acompanhamentos que combinam muito bem com ele. Algumas sugestões são:
- Batata frita: um clássico que nunca sai de moda, a batata frita é crocante, saborosa e fácil de fazer. Você pode fritar as batatas em óleo quente ou assá-las no forno com azeite e sal. Sirva com ketchup, maionese ou o molho de sua preferência.
- Salada de repolho: uma salada refrescante e colorida, que contrasta com o sabor da carne. Você pode ralar o repolho ou cortá-lo em tiras finas. Tempere com vinagre, azeite, sal, açúcar e salsinha. Se quiser, adicione cenoura ralada, maçã picada ou uvas passas para dar um toque especial.
- Anéis de cebola: um petisco delicioso e crocante, que pode ser servido como entrada ou como acompanhamento. Você só precisa cortar a cebola em rodelas grossas, separar os anéis e empaná-los com farinha de trigo, ovos batidos e farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourarem e escorra em papel toalha. Sirva com molho barbecue, mostarda ou o que preferir.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer sanduíche de cupim em casa, uma receita saborosa e prática que leva pão recheado com carne de cupim desfiada e temperada. Você também conheceu um pouco sobre a origem e a história do sanduíche, que é uma das refeições mais populares e versáteis do mundo. Além disso, você viu algumas sugestões de acompanhamentos para o sanduíche de cupim, que podem deixar seu lanche ainda mais completo e variado.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se anime a fazer sanduíche de cupim em casa. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião sobre a receita ou o conteúdo, deixe seu comentário abaixo. Nós adoramos receber seu feedback!