quinta-feira, setembro 19
Shadow
Continua após a publicidade..

Carne-de-sol serenada

Continua após a publicidade..

Você está procurando uma receita típica, saborosa e fácil de fazer? Que tal experimentar a carne-de-sol serenada? Essa é uma receita que leva carne bovina salgada e seca ao sol, que depois é hidratada em água e leite, temperada com alho e pimenta, e frita na manteiga de garrafa. A carne-de-sol serenada é um prato que faz parte da culinária nordestina, especialmente dos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. É uma receita que aproveita bem a carne, que é um alimento rico em proteína, ferro e zinco. Além disso, a carne-de-sol serenada é muito suculenta, macia e saborosa, podendo ser servida com diversos acompanhamentos. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer essa receita maravilhosa em poucos passos. Acompanhe!

O que é a carne-de-sol serenada?

Continua após a publicidade..

A carne-de-sol serenada é um prato que consiste em carne bovina salgada e seca ao sol, que depois é hidratada em água e leite, temperada com alho e pimenta, e frita na manteiga de garrafa. A carne-de-sol serenada é diferente da carne-seca ou charque, que são carnes salgadas e secas ao vento ou ao fumo. A carne-de-sol serenada é uma carne mais úmida e macia, que não precisa de tanto tempo de secagem. A carne-de-sol serenada é um prato que pode ser feito com diversos cortes de carne bovina, como coxão mole, patinho, alcatra ou contrafilé.

Como fazer a carne-de-sol serenada?

Para fazer a carne-de-sol serenada, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de carne bovina em bifes (coxão mole, patinho, alcatra ou contrafilé)
  • Sal grosso a gosto
  • 4 dentes de alho amassados
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 4 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
  • Salsinha picada a gosto para decorar

O modo de preparo é o seguinte:

Continua após a publicidade..
  • Em uma tigela grande, tempere os bifes de carne com sal grosso a gosto. Coloque os bifes em uma assadeira e leve ao sol por cerca de 4 horas, virando na metade do tempo. Se não tiver sol, você pode secar os bifes no forno baixo por cerca de 2 horas.
  • Em outra tigela grande, misture o alho amassado e a pimenta-do-reino a gosto. Esfregue essa mistura nos bifes de carne já secos. Coloque os bifes em uma panela grande e cubra com a água e o leite. Leve ao fogo médio e cozinhe por cerca de 20 minutos, ou até que a carne esteja macia.
  • Escorra os bifes de carne e reserve o caldo do cozimento. Em uma frigideira grande, aqueça a manteiga de garrafa em fogo alto e frite os bifes de carne até dourarem por todos os lados. Se quiser, você pode adicionar um pouco do caldo do cozimento para deixar a carne mais úmida.
  • Desligue o fogo e salpique a salsinha picada por cima. Sirva em seguida.

Como surgiu essa receita?

Continua após a publicidade..

Não se sabe ao certo a origem da carne-de-sol serenada, mas há algumas hipóteses. Uma delas é que essa receita seja uma herança dos colonizadores portugueses, que usavam o sal para conservar a carne bovina em suas longas viagens pelo mar. Outra possibilidade é que essa receita tenha sido criada pelos vaqueiros nordestinos, que precisavam de uma forma de preservar a carne bovina em regiões onde não havia geladeira ou energia elétrica. De qualquer forma, a carne-de-sol serenada é uma receita que faz parte da cultura e da identidade do Nordeste brasileiro, sendo um símbolo de resistência e criatividade.

Quais são os melhores acompanhamentos para essa receita?

A carne-de-sol serenada é um prato muito versátil, que combina com diversos tipos de acompanhamentos. Aqui estão algumas sugestões:

  • Baião de dois: o baião de dois é um prato típico nordestino, que consiste em um arroz cozido com feijão, queijo coalho, manteiga de garrafa e temperos. É um prato muito saboroso e nutritivo, que combina perfeitamente com a carne-de-sol serenada.
  • Macaxeira cozida: a macaxeira, também conhecida como mandioca ou aipim, é um tubérculo muito consumido no Nordeste brasileiro. Ela é cozida em água com sal até ficar macia, e pode ser servida com manteiga ou queijo por cima. A macaxeira cozida é uma ótima opção para acompanhar a carne-de-sol serenada, pois traz mais textura e sabor ao prato.
  • Vinagrete: o vinagrete é uma salada simples, mas muito refrescante e saborosa, que leva tomate, cebola, pimentão, vinagre, azeite, sal e cheiro-verde. O vinagrete é uma ótima opção para acompanhar a carne-de-sol serenada, pois traz mais cor, frescor e acidez ao prato.

Conclusão

A carne-de-sol serenada é uma receita típica, saborosa e fácil de fazer, que pode ser feita em qualquer ocasião. É uma ótima opção para aproveitar a carne bovina, que é um alimento rico em proteína, ferro e zinco. Além disso, a carne-de-sol serenada é muito suculenta, macia e saborosa, podendo ser servida com diversos acompanhamentos. Experimente e surpreenda-se!

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário abaixo com sua opinião sincera e suas sugestões. Compartilhe também com seus amigos nas redes sociais. Obrigado pela leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *