quinta-feira, setembro 19
Shadow
Continua após a publicidade..

Peito de frango ao molho de cogumelos

Continua após a publicidade..

Você está procurando uma receita de frango fácil, rápida e saborosa? Então você precisa conhecer o peito de frango ao molho de cogumelos, uma combinação perfeita de carne macia e suculenta com um molho cremoso e aromático. Essa receita é ideal para servir em um almoço ou jantar especial, e vai impressionar os seus convidados. Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita, qual é a sua origem e quais são os melhores acompanhamentos para ela. Ficou curioso? Então continue lendo!

O que é um peito de frango ao molho de cogumelos?

Um peito de frango ao molho de cogumelos é um prato típico da culinária francesa, que consiste em um filé de peito de frango grelhado ou frito, coberto por um molho à base de creme de leite, manteiga, vinho branco e cogumelos frescos ou em conserva. O molho pode levar outros temperos como alho, cebola, mostarda, ervas finas, sal e pimenta-do-reino.

Continua após a publicidade..

O peito de frango ao molho de cogumelos é uma receita sofisticada, mas simples de fazer. Ela também é nutritiva, pois combina proteína magra, cálcio, ferro e vitaminas em um só prato. Além disso, ela é versátil, pois pode ser feita com diferentes tipos de cogumelos, como champignon, shiitake, porcini, etc.

Como fazer um peito de frango ao molho de cogumelos?

Para fazer um peito de frango ao molho de cogumelos, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 4 filés de peito de frango
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 200 g de cogumelos fatiados
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/4 de xícara (chá) de vinho branco seco
  • 1 xícara (chá) de creme de leite
  • 1 colher (chá) de mostarda
  • Salsinha picada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Tempere os filés de frango com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  2. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo médio-alto e grelhe ou frite os filés por cerca de 10 minutos ou até dourar dos dois lados. Vire-os na metade do tempo para cozinhar por igual. Transfira-os para um prato e reserve.
  3. Na mesma frigideira, derreta a manteiga em fogo médio e refogue os cogumelos e o alho por cerca de 5 minutos ou até ficarem macios.
  4. Adicione o vinho branco e deixe ferver até reduzir pela metade.
  5. Acrescente o creme de leite e a mostarda e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  6. Volte os filés de frango para a frigideira e envolva-os com o molho. Deixe cozinhar por mais 5 minutos ou até aquecer bem.
  7. Desligue o fogo e salpique a salsinha picada por cima.
  8. Sirva os filés com o molho por cima ou à parte.

Qual é a origem do peito de frango ao molho de cogumelos?

Continua após a publicidade..

A origem do peito de frango ao molho de cogumelos é incerta, mas existem algumas hipóteses sobre como ele surgiu. Uma delas é que ele foi inspirado no fricassé, um prato tradicional da culinária francesa, que leva carne branca (como frango ou vitela) cozida em um caldo aromatizado com vinho branco e ervas, e engrossado com creme de leite ou gema de ovo. Outra hipótese é que ele foi criado por um chef francês que queria aproveitar os cogumelos silvestres que cresciam na região, e que combinavam bem com o sabor delicado do frango.

Continua após a publicidade..

De qualquer forma, o peito de frango ao molho de cogumelos se tornou um prato clássico da culinária francesa, e também se popularizou em outros países, como Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Ele também é conhecido como chicken with mushroom sauce ou poulet à la crème em algumas regiões.

Quais são os melhores acompanhamentos para o peito de frango ao molho de cogumelos?

O peito de frango ao molho de cogumelos é um prato requintado, que pode ser servido com diversos acompanhamentos. No entanto, existem algumas opções que realçam o seu sabor e textura. Veja algumas sugestões:

  • Arroz branco: O arroz branco é um acompanhamento simples e neutro, que contrasta com o sabor e a cremosidade do molho. Você pode fazer o arroz soltinho na panela ou na panela elétrica, e temperar com alho, cebola, sal e óleo.
  • Batata sauté: A batata sauté é um acompanhamento crocante e aromático, que harmoniza com o frango. Você pode fazer a batata sauté com batata inglesa ou batata bolinha, cozida em água fervente com sal até ficar macia. Depois, escorra e salteie em uma frigideira com manteiga, alho, sal, pimenta-do-reino e salsinha picada.
  • Salada verde: A salada verde é um acompanhamento leve e refrescante, que equilibra o paladar. Você pode fazer a salada verde com alface, rúcula, agrião, tomate, pepino, cenoura, etc. Tempere com azeite, vinagre, sal e pimenta-do-reino.

Conclusão

O peito de frango ao molho de cogumelos é uma receita fácil, rápida e saborosa, que pode ser feita com diferentes tipos de cogumelos. Neste artigo, você aprendeu como fazer essa receita, qual é a sua origem e quais são os melhores acompanhamentos para ela. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com esse prato!

E você, gostou do artigo? Já fez ou experimentou essa receita? Deixe sua opinião sincera e suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *