quinta-feira, setembro 19
Shadow
Continua após a publicidade..

Risoto de frango

Continua após a publicidade..

Você gosta de risoto? Se sim, você vai adorar esta receita de risoto de frango. O risoto é um prato típico da culinária italiana, que consiste em arroz cozido em caldo e temperado com diversos ingredientes. O risoto de frango é uma das variações mais populares e simples de fazer, mas não menos deliciosa. Neste artigo, vamos explicar o que é o risoto, como fazer a receita de risoto de frango e contar uma curiosidade sobre a origem dessa iguaria. Além disso, vamos dar algumas dicas de acompanhamentos para deixar o seu risoto ainda mais gostoso. Ficou com fome? Então continue lendo e aprenda a fazer essa receita incrível.

O que é o risoto e por que ele é tão bom?

O risoto é um prato originário da região da Lombardia, no norte da Itália. O nome “risoto” vem do italiano “riso”, que significa arroz. O risoto é feito com um tipo especial de arroz, chamado arroz arbóreo, que tem grãos grandes e ricos em amido. Esse arroz é cozido lentamente em um caldo quente, mexendo constantemente, até ficar cremoso e al dente. O caldo pode ser feito com carne, frango, legumes ou peixe, dependendo do sabor desejado. O risoto também leva manteiga, cebola, vinho branco e queijo parmesão para dar mais sabor e consistência.

Continua após a publicidade..

O risoto é um prato muito bom porque é versátil, nutritivo e saboroso. Você pode variar os ingredientes do risoto de acordo com o seu gosto e a sua criatividade. Você pode usar frango, carne, cogumelos, aspargos, abóbora, tomate, ervilha, camarão e muito mais. Você também pode usar diferentes tipos de queijo, como gorgonzola, brie ou mussarela. O risoto é um prato nutritivo porque contém carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas. O arroz fornece energia e fibras, o caldo fornece minerais e sódio, a manteiga fornece gorduras boas e vitamina A, o queijo fornece cálcio e proteínas e os demais ingredientes fornecem vitaminas e antioxidantes. O risoto é um prato saboroso porque tem uma textura cremosa e macia, um aroma delicioso e um sabor marcante.

Como fazer a receita do risoto de frango

Agora que você já sabe o que é o risoto e por que ele é tão bom, vamos ensinar a receita do risoto de frango. Essa receita é muito fácil e rápida de fazer e leva poucos ingredientes. Você vai precisar de:

  • 1 peito de frango cortado em cubos
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 xícaras de arroz arbóreo
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 6 xícaras de caldo de frango quente
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • Salsinha picada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Tempere o frango com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  2. Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo alto e doure o frango por cerca de 15 minutos ou até ficar cozido. Retire o frango da panela e reserve.
  3. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho em fogo médio por cerca de 5 minutos ou até ficarem macios.
  4. Adicione o arroz e misture bem. Frite o arroz por cerca de 2 minutos ou até ficar levemente tostado.
  5. Adicione o vinho e mexa até evaporar.
  6. Adicione uma concha do caldo de frango e mexa até o arroz absorver o líquido. Repita esse processo, adicionando o caldo aos poucos e mexendo sempre, até o arroz ficar cremoso e al dente. Isso deve levar cerca de 20 minutos.
  7. Adicione o frango, a manteiga, o queijo parmesão e a salsinha e misture bem.
  8. Acerte o sal e a pimenta-do-reino se necessário.
  9. Sirva em seguida ou mantenha aquecido em fogo baixo até a hora de servir.

A origem do risoto de frango

Continua após a publicidade..

Você sabia que o risoto de frango tem uma origem curiosa? Segundo uma lenda, essa receita foi criada por acidente no século XVI, em Milão. Na época, havia um jovem aprendiz de vidraceiro chamado Valério, que trabalhava na construção da catedral de Milão. Valério era responsável por preparar a tinta usada para colorir os vitrais da igreja. Ele usava um pigmento amarelo chamado açafrão, que era muito caro e raro. Um dia, ele resolveu fazer uma brincadeira com o seu mestre e colocou um pouco de açafrão no arroz que ele estava cozinhando para o almoço. Ele esperava que o seu mestre ficasse bravo com a sua travessura, mas para a sua surpresa, ele adorou o resultado. O arroz ficou com uma cor dourada e um sabor delicioso. Valério então acrescentou alguns pedaços de frango que ele tinha sobrado e serviu o prato para os seus colegas de trabalho. Todos ficaram encantados com a receita e elogiaram a sua criatividade. Assim nasceu o risoto de frango, que se tornou um dos pratos mais famosos da culinária italiana.

Continua após a publicidade..

Acompanhamentos para o risoto de frango

O risoto de frango já é um prato completo e satisfatório, mas você pode acompanhá-lo com alguns itens que vão deixá-lo ainda mais gostoso. Aqui vão duas sugestões:

  • Salada verde: em uma tigela, misture folhas verdes de sua preferência, como alface, rúcula, agrião ou espinafre. Tempere com sal, pimenta-do-reino, azeite e vinagre balsâmico. Sirva a salada junto com o risoto para dar um contraste de cores, texturas e sabores.
  • Vinho tinto: escolha um vinho tinto seco e encorpado, como um merlot, um cabernet sauvignon ou um malbec. Sirva o vinho em taças adequadas e aprecie com moderação. O vinho vai realçar o sabor do risoto e criar uma harmonização perfeita.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um risoto de frango, uma receita fácil e saborosa que vai impressionar a sua família e os seus amigos. Você também conheceu um pouco da história dessa receita e algumas dicas de acompanhamentos para deixar o seu risoto ainda mais gostoso. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se inspire para fazer essa receita em casa. Se você gostou, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e deixe um comentário abaixo com a sua opinião sincera e as suas sugestões. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *