sexta-feira, novembro 22
Shadow
Continua após a publicidade..

Receita de Churros prático e saboroso

Continua após a publicidade..

Você já provou um churro? Se sim, você sabe o quanto essa delícia é irresistível. Se não, você não sabe o que está perdendo. O churro é um doce frito, em forma de bastão, que pode ser recheado ou coberto com diversos sabores, como doce de leite, chocolate, creme, goiabada e muito mais. Neste artigo, você vai aprender como fazer um churro prático e saboroso, qual é a origem dessa receita e quais são os melhores acompanhamentos para ele. Ficou com água na boca? Então continue lendo!

O que é um churro?

O churro é um tipo de massa frita, feita com farinha de trigo, água, sal e óleo. A massa é colocada em um saco de confeitar com um bico estrelado, que dá o formato característico ao churro. A massa é então frita em óleo quente até ficar dourada e crocante. O churro pode ser servido simples, polvilhado com açúcar e canela, ou recheado ou coberto com algum doce de sua preferência.

Continua após a publicidade..

O churro é uma receita que tem origem na Espanha, mas que se espalhou pelo mundo todo, especialmente pela América Latina. Na Espanha, o churro é consumido no café da manhã ou no lanche da tarde, acompanhado de uma xícara de chocolate quente. Na América Latina, o churro é mais comum nas feiras e nas ruas, sendo vendido por ambulantes em carrinhos ou barracas. Cada país tem a sua forma de preparar e servir o churro, variando o tamanho, o recheio e a cobertura.

Como fazer um churro prático e saboroso?

Fazer um churro prático e saboroso é muito fácil e rápido. Você só precisa de alguns ingredientes básicos que você provavelmente já tem em casa. Veja a lista abaixo:

  • 2 xícaras de água
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • Óleo para fritar
  • Açúcar e canela para polvilhar
  • Doce de leite, chocolate ou outro doce de sua preferência para rechear ou cobrir

Para fazer o churro, siga os seguintes passos:

  1. Em uma panela, leve ao fogo a água, o açúcar, o sal e o óleo. Deixe ferver e desligue o fogo.
  2. Adicione a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem com uma colher de pau até formar uma massa homogênea e que solte do fundo da panela.
  3. Coloque a massa em um saco de confeitar com um bico estrelado. Se não tiver um saco de confeitar, você pode usar um saco plástico limpo e cortar uma das pontas.
  4. Aqueça o óleo em uma frigideira funda ou em uma panela. Aperte o saco de confeitar e corte a massa com uma tesoura ou uma faca no tamanho desejado. Frite os churros aos poucos até ficarem dourados e escorra em papel toalha.
  5. Passe os churros no açúcar e na canela misturados em um prato.
  6. Se quiser rechear os churros, faça um furo no meio de cada um com uma faca ou um palito e use o saco de confeitar para injetar o doce escolhido. Se quiser cobrir os churros, basta mergulhá-los no doce derretido ou aquecido.

Pronto! Seu churro prático e saboroso está pronto para ser devorado.

Continua após a publicidade..

Qual é a história do churro?

Continua após a publicidade..

O churro é uma receita que surgiu na Espanha há séculos atrás, mas que tem uma origem incerta. Uma das versões mais aceitas é que o churro foi criado pelos pastores espanhóis, que viviam nas montanhas e não tinham acesso a pães frescos. Eles teriam inventado uma massa simples, feita com farinha e água, que podia ser frita em uma panela sobre o fogo. O formato do churro seria inspirado nos chifres das cabras que eles criavam, chamadas de churras.

Outra versão diz que o churro foi trazido da China pelos portugueses, que aprenderam a fazer uma massa frita chamada youtiao, que era consumida no café da manhã com leite de soja. Os portugueses teriam adaptado a receita, acrescentando açúcar e dando o formato de estrela ao churro. Os espanhóis teriam conhecido o churro através dos portugueses e difundido a receita pelo seu império colonial.

Quais são os melhores acompanhamentos para o churro?

O churro é tão delicioso que pode ser comido sozinho, sem nenhum acompanhamento. Mas se você quiser tornar a sua experiência ainda mais saborosa, existem algumas opções que combinam muito bem com ele. Veja algumas sugestões:

  • Chocolate quente: o chocolate quente é o acompanhamento clássico do churro na Espanha, e também é muito apreciado em outros países. O chocolate quente é uma bebida cremosa e espessa, feita com leite, chocolate em barra ou em pó e açúcar. Você pode mergulhar o churro no chocolate quente ou bebericar enquanto come o churro.
  • Sorvete: o sorvete é uma ótima opção para acompanhar o churro, especialmente nos dias mais quentes. Você pode escolher o sabor que mais gosta, como baunilha, creme, chocolate ou frutas. O sorvete vai trazer uma sensação de frescor e leveza ao churro, além de criar uma mistura de temperaturas que agrada ao paladar.
  • Frutas: as frutas são uma alternativa saudável e refrescante para acompanhar o churro. Você pode usar as frutas que tiver em casa, como morango, banana, maçã, abacaxi ou kiwi. Você pode cortar as frutas em pedaços e servir em um prato ou em espetinhos. Você também pode fazer um creme de frutas, batendo no liquidificador as frutas de sua preferência com um pouco de leite condensado ou iogurte.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um churro prático e saboroso, fácil e rápido. Você também conheceu um pouco da história e da tradição dessa receita, que é típica da Espanha e da América Latina. E ainda recebeu algumas dicas de acompanhamentos que vão deixar o seu churro ainda mais gostoso.

Espero que você tenha gostado deste artigo e que se anime a fazer o seu próprio churro. Se você fizer, não se esqueça de me contar como ficou nos comentários. E se você tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, também pode deixar a sua opinião. Eu ficarei feliz em responder.

Obrigado pela sua atenção e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *