Você gosta de empadinhas? Essas pequenas tortinhas recheadas com frango, palmito, queijo ou outros ingredientes são uma delícia e podem ser servidas como aperitivo, lanche ou refeição. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer empadinhas, explicar o conceito por trás dessa receita, contar uma curiosidade sobre a origem das empadinhas e dar algumas dicas de acompanhamentos. Ficou com vontade? Então continue lendo e aprenda a fazer essa maravilha!
O que são empadinhas?
Empadinhas são um tipo de salgado feito com massa podre, que é uma massa quebradiça e amanteigada, e recheio variado, que pode ser de frango, palmito, queijo, camarão, carne seca, entre outros. As empadinhas são assadas em forminhas individuais e têm um formato arredondado e uma tampa de massa por cima. As empadinhas são muito populares no Brasil e podem ser encontradas em padarias, lanchonetes e festas.
Como fazer empadinhas?
Para fazer empadinhas, você vai precisar de:
- Para a massa:
- 500 g de farinha de trigo
- 250 g de manteiga gelada
- 1 ovo
- 1 colher de chá de sal
- Para o recheio:
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 300 g de peito de frango cozido e desfiado
- 2 tomates picados sem sementes
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
- 1 xícara de chá de água
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo dissolvida em 1/4 de xícara de chá de água
- 1 gema para pincelar
O modo de preparo é muito simples:
- Para a massa:
- Em uma tigela, misture a farinha e o sal. Acrescente a manteiga gelada em cubos e misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa.
- Adicione o ovo e amasse até formar uma massa homogênea. Se necessário, acrescente um pouco de água gelada para dar liga.
- Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
- Para o recheio:
- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
- Junte o frango desfiado, os tomates, o sal, a pimenta e o cheiro-verde e cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Adicione a água e deixe ferver. Em seguida, acrescente a farinha dissolvida e mexa até engrossar. Desligue o fogo e reserve.
- Para montar as empadinhas:
- Preaqueça o forno a 180°C e unte as forminhas com manteiga ou óleo.
- Abra a massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada e corte círculos um pouco maiores que as forminhas. Forre as forminhas com os círculos de massa, deixando uma borda para fora.
- Recheie as forminhas com o frango cremoso, sem encher demais. Corte outros círculos menores de massa e cubra as forminhas, fechando bem as bordas.
- Pincele as empadinhas com a gema batida e faça um pequeno furo no centro da tampa para sair o vapor.
- Leve as empadinhas ao forno por cerca de 25 minutos ou até dourarem.
- Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar e servir.
Pronto! Você acaba de fazer empadinhas deliciosas!
Qual é a origem das empadinhas?
As empadinhas são uma adaptação brasileira das empanadas espanholas, que são pastéis assados ou fritos com recheio variado. As empanadas foram trazidas para o Brasil pelos colonizadores portugueses, que por sua vez as aprenderam com os árabes. As empanadas árabes eram feitas com massa folhada e recheio de carne, frutas secas e especiarias.
Com o tempo, as empanadas foram se modificando e ganhando novos ingredientes e formatos. No Brasil, as empanadas deram origem às empadinhas, que são menores e têm uma massa mais quebradiça e um recheio mais cremoso. As empadinhas também foram influenciadas pela culinária africana e indígena, que acrescentaram ingredientes como o dendê, o leite de coco, o palmito e a mandioca.
Quais são os melhores acompanhamentos para as empadinhas?
As empadinhas são um salgado que combina com vários tipos de acompanhamentos. Você pode servir as suas empadinhas com:
- Salada verde ou de legumes, para dar um toque de frescor e leveza.
- Molhos variados, como maionese, mostarda, ketchup ou barbecue, para dar um toque de sabor e umidade.
- Bebidas geladas, como sucos naturais, refrigerantes ou cervejas, para refrescar e harmonizar.
Esses acompanhamentos vão deixar as suas empadinhas ainda mais gostosas e completas!
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer empadinhas, explicou o conceito por trás dessa receita, contou uma curiosidade sobre a origem das empadinhas e deu algumas dicas de acompanhamentos. Agora você pode surpreender a sua família e os seus amigos com esse salgado rápido e fácil que vai fazer sucesso!
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha se inspirado a fazer as suas próprias empadinhas. Se você gostou, deixe um comentário abaixo com a sua opinião e sugestões. E se você quiser aprender mais receitas deliciosas, continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!